Domingo, 03 de setembro de 2023 – manhã fresca de primavera
Texto-base: 2 Pedro 2:1-3;9;17-22
Objetivos
1 – Aprender a discernir entre os falsos e os verdadeiros mestres;
2 – Mostrar o que acontece quando há líderes mercenários nas igrejas;
3 – Revelar o fim daqueles que prejudicam a obra de Deus.
Introdução à epístola de Pedro
O contexto da 2ª Carta de Pedro endereçada à toda igreja de Cristo é a advertência de Pedro – como pastor de ovelhas, acerca dos perigos que atrapalham a vida cristã. Seu objetivo é apresentar a Cristo como fortaleza contra a falsa doutrina e a vida imoral.
Falso x Verdadeiro: Como saber?
Os falsos mestres e seus frutos (heresias) não são problemas contemporâneos da Igreja. Antes à época em que foi escrita referida Carta – meados de 66 d.C, já existiam falsos mestres. Pedro, então, caracteriza-os – conhecedores de Deus e Sua doutrina verdadeira, mas que foram mais amantes dos prazeres desta Terra, negando a verdade e a santidade, tornando-se inimigos de Deus e filhos da maldição .
Convivendo com o mercenário
Neste tópico, o autor apresenta duas consequências da influência dos falsos mestres no corpo de Cristo, internas e externas.
1ª Abandono da sã doutrina (INTERNA): A primeira consequência acontecerá dentro da própria congregação, como um “chacoalhão”, muitos não somente abandonarão a sã doutrina, que é a Palavra de Deus, mas introduzirão ensinos satânicos – heresias que, pensando estar agradando a Deus, os levarão para longe de Deus.
2ª Escândalos para o Evangelho (EXTERNA):Pedro, no versículo 2 diz que “será blasfemado o caminho da verdade” 2 PE 2:2, de modo sequencial, ou seja, um atrás de outro, afastando muitas pessoas da vontade de Deus.
3ª Falsa promessa de liberdade: Mencionado por Pedro no versículo 9, atualmente há diversas igrejas promovendo uma falsa liberdade. Pregação de um evangelho de facilidades, prosperidade, coaching, emocionalismo, e liberalidade, atraindo muitos jovens que abandonam os princípios e valores do Reino em prol de uma “liberdade”, assim como oferecida pela serpente no Jardim do Éden.
Pergunto: quantas igrejas há que “preguem” uma teologia liberal? De que Deus é exclusivamente amor, e portanto, Ele te ama como você é, assim nasce as igrejas LGBT, Motivacional, Apegadas ao dinheiro, Atropocêntricas e Vaidosas.
Apesar do cenário caótico, há esperança para os que se achegam ao Senhor, os piedosos de Deus, como mencionado no versículo 9.
O fim dos hipócritas
Por fim, Pedro expõe a trajetória dos hipócritas e seu triste fim: Começaram bem, “escapando das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo”, porém, abandonaram a fé, e foram “envolvidos nelas – as corrupções do mundo, e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro” 2 PE 2:20. Ainda que não seja agradável, as Escrituas são claras quanto ao fim dos falsos mestres e suas “vítimas”, que conheceram a Deus, e depois, abandonaram-o voltando às praticas pecaminosas.
Que sigamos o conselho do Apóstolo Pedro: Guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza” 2 PEDRO 3:17


No responses yet