THE BIBLE

Toda semana um novo THE BIBLE

Domingo, 4 de maio de 2025 – manhã ensolarada de outono

Textos-base: Lucas 1:1-4; João 20:26-31; Romanos 15:4-6

Objetivos

1 – Conhecer a relação entre os 3 primeiros Evangelhos;
2 – Saber em que João se distingue dos demais Evangelhos;
3 – Obter uma visão panorâmica de cada Evangelho.

Os Evangelhos sinóticos

A priori, o termo “sinótico” deriva do grego que significa “mesma visão ou visão conjunta”. Em português a junção se dá através de “sin” significando “similar” e “ótica” sendo “visão – conjugado”.

Assim, os 3 Evangelhos propõe visões similares de mesmos acontecimentos. Porém, uma vez que trata-se de indivíduos com bases culturais e intelectuais diferentes, abordam pontos quase que exclusivos dos mesmos acontecimentos – sob a mesma base ótica.

Para conhecimento, o Evangelista Mateus – cobrador de impostos nato, escrevera aos judeus. Já Marcos – provavelmente advindo de família sacerdotal, servindo no Templo, aos gentios romanos. Finalmente, Lucas, o “médico amado”, aos gentios gregos. Ainda que relatem os mesmos acontecimentos, os viés de cada escritor será diferente. Ora pela cultura, ora pelo formato (enquanto Mateus e Marcos viviam com Jesus, Lucas, por outro lado, escrevera baseando-se em pesquisa).

A relação entre os Evangelhos

Acrescentando o Evangelho de João – pescador, cujo público-alvo era os cristãos universalmente, é lícito mencionar que para se compreender amplamente todo contexto discorrido em cada trecho, o ideal é a leitura em paralelo ou sequencial – mesmo que lhe pareça repetitivo, abrangerá os detalhes para melhor “encaixe das peças”.

Aspectos dos Evangelhos Sinóticos

MATEUS foi escrito aos judeus. Possui 28 capítulos, e tem o foco na genealogia de Jesus e na descendência de Cristo desde Davi.
MARCOS foi escrito aos gentios romanos. Possui 16 capítulos, e tem foco nos detalhes, milagres, feitos por Jesus.
LUCAS foi escrito aos gentios gregos. Possui 24 capítulos, e tem foco no nascimento e infância de Jesus, além de focar nos ensinamentos de Cristo em detrimento de seus feitos miraculosos.

O quarto Evangelho

Sobre João, como mencionado anteriormente, está focando no público macro, e aborda instruções preditas pelo Senhor, além dos encontros não relatados nos demais Evangelhos – como Nicodemos, a mulher samaritana e a mulher adúltera.

Categorias:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *