Domingo, 16 de abril de 2023 – tarde quente de outono
Textos-base: João 1:1-5; João 9-14
Objetivos
1 – Compreender por que era necessário Jesus ter vindo ao mundo em carne;
2 – Saber que Jesus morreu em nosso lugar (morte vicária);
3 – Afirmar de que Jesus se entregou completamente na cruz por amor a nós
Porque Ele se fez carne
Primeiramente, por que Jesus se dispôs a experimentar a natureza humana, descendo até nós? Se Deus é onipotente, e Ele é (GN 17:1), não poderia Ele agir de sobremaneira resolvendo nossa culpa dos céus? O escritor aos Hebreus explicita a razão do Cristo descer até nós (HB 4:15-16).
Diferente dos gnósticos – doutrina influenciada por Platão, cujo ensino era fundamentado no dualismo (a matéria é má, e o espírito é bom) e portanto, Cristo não poderia ter sido encarnado, mas era um espírito – grosseiramente falando, esta era a crença. Jesus se fez carne, detendo duas naturezas simultaneamente, a saber: HUMANA (FP 2:5-9) e DIVINA (FP 2:6; JO 3:16).
Ele morreu em nosso lugar
O sacrifício de Jesus
Em Gênesis 3:15, Deus ao condenar a serpente, já providencia uma verdade futura: “esta (a semente da mulher) te ferirá a cabeça, e tu lhes ferirás o calcanhar”. Além disso, no Pentateuco escrito por Moisés é visto que o sistema sacrificial instituído pelo Senhor aos hebreus por meio de Moisés apontava para um sacrifício MAIOR e PERFEITO: O de Cristo Jesus – que agora TIRA o pecado, e não mais o ENCOBRE como os de animais. Lembrando, que o preço do pecado é a morte, e portanto, como forma de remissão, era necessário que o sangue do puro fosse derramado pelo impuro.
Sacrifícios no Antigo Testamento
Como dito anteriormente, os sacrifícios no AT apontavam para o sacrifício PERFEITO em Cristo. Porém, diferente do alcance do sacrifício de Cristo – a todos os homens, no AT era voltado ao povo hebreu.
O propósito do sacrifício de Jesus
Uma vez que o Senhor Jesus, como expiação de nosso pecado, se entregou para morrer em nosso lugar, qual foi o tamanho de sua dor?
Obviamente, é imensurável, na totalidade, tudo quanto nosso Senhor padeceu por nós, todavia, as Escrituras nos apresenta um panorama. Leiamos ISAIAS 53
Além da descrição profética de Isaias, lembremos que Jesus foi traído e vendido por um dos seus, negado entre o povo – quando preso, humilhado, cuspido e chicoteado por Roma, antes de ir ao Calvário, suou gotas de sangue por saber do sofrimento que passaria na Cruz – a ausência temporária de Deus Pai, cuja angustia foi exprimida pela frase: Eli, Eli, lamá sabactâni – Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Foi escarnecido enquanto esteve pendurado na Cruz, ora pelos cidadãos, ora pelo ladrão da cruz. Se não bastasse tamanha humilhação, ainda cumpriu as Escrituras ao pedir de beber, recebendo dos homens vinagre.
Teólogos afirmam que este foi o momento em Deus, por um tempo, vira de costas ao Seu Filho pois ali recaia os pecados de toda humanidade.


No responses yet